quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PS e Carlos Moedas

O Partido Socialista disse hoje que impediu que Carlos Moedas ficasse com a pasta do emprego e assuntos sociais e que terá contribuído para que fique com a inovação. Teria sido mau ter ficado com o emprego e assuntos sociais pois era o Ministro da Troika mas bom porque ficou com inovação, investigação e desenvolvimento. Foi este o argumento.
Fiquei sem perceber. Eu percebo que seja pena ter Carlos Moedas Comissário, mais um ex-goldman sachs na política Europeia. Mas ao que eu saiba, o tratado da união europeia praticamente não preconiza responsabilidades da UE a nível do emprego e do social! É domínio nacional. Aliás basta ver o que conseguiram fazer os últimos Comissários, ambos socialistas, Vladimir Spidla e Laszlo Andor. O poder do Conselho de Emprego e Assuntos Sociais é nulo.  A UE não tem responsabilidades dignas de registo, a não ser manter vivo o diálogo social. Pede-se a UE aquilo que a UE neste momento não pode dar porque o tratado nao permite.
Mas a UE tem muitas responsabilidades no âmbito da ciência e da investigação! É onde se concentram grande parte dos fundos financeiros! Pelos vistos temos que agradecer ao PS o facto de o Comissário Moedas poder agora sim ser um Comissário com uma pasta muito importante!
Enfim, coisas da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário